(11) 3071-0376 / (11) 2597-3595   (11) 98822-8303

Teste de Aparelhos Auditivos

O objetivo de todos os aparelhos auditivos é permitir que o usuário tenha acesso aos sons, principalmente os sons de fala, possibilitando a escuta.

Existem algumas marcas no mercado com várias tecnologias disponíveis, cada empresa possui um modo de tratamento do som, com foco em alguma função específica e com recursos para cada necessidade auditiva e esforço de escuta, além de possibilidades de conectividade com celulares, TVs e outros acessórios. Por isso, é fundamental que o processo de escolha do aparelho auditivo seja sempre orientado por um profissional especializado.

Como é realizado o teste de aparelhos auditivos?

O teste deve ser realizado logo após a indicação de um médico otorrinolaringologista. O fonoaudiólogo fará uma avaliação da condição auditiva, do estilo de vida e das necessidades de cada paciente. Só então, ele irá indicar o aparelho com a tecnologia e recursos necessários para cada caso. Nesta etapa o paciente precisa compreender de que forma as funções disponíveis poderão auxiliar no processo de escuta e como corre o tratamento.

O paciente poderá testar o aparelho auditivo por 7 dias, é um tempo ideal para sentir como o aparelho pode ajudar em diferentes situações e ambientes de escuta, seja no trabalho ou no laser. É importante saber que a adaptação com os aparelhos auditivos ocorre de forma gradual, eles são ajustados ao tipo de perda e necessidades da vida diária, quando mais você usar, mais prazeroso será.

Realizar o teste de aparelho auditivo é importante para que você possa fazer uma compra consciente. Um paciente bem orientado quanto a sua condição e como a tecnologia pode ajuda-lo faz toda diferença no processo terapêutico.

Como os aparelhos auditivos podem ajudar?

Quando a maioria das pessoas pensam em um aparelho auditivo, elas imaginam aparelhos grandes e presos em suas orelhas. Pior ainda, você pode ter notado que os aparelhos auditivos parecem não funcionar tão bem para algumas pessoas. A pergunta que fica é “será que eles poderiam funcionar bem para mim?”.

Sim, os aparelhos auditivos funcionam muito bem! A tecnologia já avançou absurdamente nos últimos anos, o som está mais nítido e claro. Hoje esses minúsculos dispositivos são altamente tecnológicos e podem melhorar consideravelmente a sua comunicação, o seu relacionamento com as pessoas e até mesmo o funcionamento do seu cérebro, mas apenas se você os usar adequadamente. Não há milagre, a adaptação é um processo que precisa ser acompanhado de perto pelo seu fonoaudiólogo.

Além do uso constante, a escolha do melhor modelo de aparelho e do nível correto de tecnologia necessária é fundamental para o sucesso terapêutico e conforto.

Fga.: Marina Cavalcanti

CRFa. 2-21178

Teste de Aparelhos Auditivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo