O objetivo de todos os aparelhos auditivos é permitir que o usuário tenha acesso aos sons, principalmente os sons de fala, possibilitando a escuta.
Existem algumas marcas no mercado com várias tecnologias disponíveis, cada empresa possui um modo de tratamento do som, com foco em alguma função específica e com recursos para cada necessidade auditiva e esforço de escuta, além de possibilidades de conectividade com celulares, TVs e outros acessórios. Por isso, é fundamental que o processo de escolha do aparelho auditivo seja sempre orientado por um profissional especializado.
Como é realizado o teste de aparelhos auditivos?
O teste deve ser realizado logo após a indicação de um médico otorrinolaringologista. O fonoaudiólogo fará uma avaliação da condição auditiva, do estilo de vida e das necessidades de cada paciente. Só então, ele irá indicar o aparelho com a tecnologia e recursos necessários para cada caso. Nesta etapa o paciente precisa compreender de que forma as funções disponíveis poderão auxiliar no processo de escuta e como corre o tratamento.
O paciente poderá testar o aparelho auditivo por 7 dias, é um tempo ideal para sentir como o aparelho pode ajudar em diferentes situações e ambientes de escuta, seja no trabalho ou no laser. É importante saber que a adaptação com os aparelhos auditivos ocorre de forma gradual, eles são ajustados ao tipo de perda e necessidades da vida diária, quando mais você usar, mais prazeroso será.
Realizar o teste de aparelho auditivo é importante para que você possa fazer uma compra consciente. Um paciente bem orientado quanto a sua condição e como a tecnologia pode ajuda-lo faz toda diferença no processo terapêutico.
Como os aparelhos auditivos podem ajudar?
Quando a maioria das pessoas pensam em um aparelho auditivo, elas imaginam aparelhos grandes e presos em suas orelhas. Pior ainda, você pode ter notado que os aparelhos auditivos parecem não funcionar tão bem para algumas pessoas. A pergunta que fica é “será que eles poderiam funcionar bem para mim?”.
Sim, os aparelhos auditivos funcionam muito bem! A tecnologia já avançou absurdamente nos últimos anos, o som está mais nítido e claro. Hoje esses minúsculos dispositivos são altamente tecnológicos e podem melhorar consideravelmente a sua comunicação, o seu relacionamento com as pessoas e até mesmo o funcionamento do seu cérebro, mas apenas se você os usar adequadamente. Não há milagre, a adaptação é um processo que precisa ser acompanhado de perto pelo seu fonoaudiólogo.
Além do uso constante, a escolha do melhor modelo de aparelho e do nível correto de tecnologia necessária é fundamental para o sucesso terapêutico e conforto.
Fga.: Marina Cavalcanti
CRFa. 2-21178
