(11) 3071-0376 / (11) 2597-3595   (11) 98822-8303

Como ouvimos? Compreendendo o sentido da audição

A audição é um dos cinco sentidos que nos permitem interagir na sociedade, auxilia em nossa defesa, além de ser o principal meio pelo qual a linguagem oral é desenvolvida. Porém, para ouvir, só os ouvidos não são suficientes! A audição é um processo cerebral altamente complexo e bem diferente dos demais sentidos.

Enquanto o olfato, o paladar e a visão envolvem uma série de reações químicas, o sistema auditivo é baseado em movimentos físicos, e faz todo o sentido ser um processo físico! Lembrando que o som é a vibração de um meio (energia mecânica) gerada por uma fonte sonora, que pode ser o ar por exemplo. Nosso sistema auditivo é tão bom, mas tão bom, que o som pode ser percebido entre diferentes ambientes, por menor que seja a vibração.

Para facilitar a compreensão sobre como ouvimos, dividimos o sistema auditivo humano em duas partes:

  1. Sistema auditivo periférico: orelha
  2. Sistema auditivo central: cérebro

A primeira parte, sistema auditivo periférico, é organizada em três setores: orelha externa, orelha média e orelha interna. De modo geral, a orelha é responsável por captar os estímulos acústicos e os transformá-los em impulso nervoso.

O som (onda sonora) entra pela orelha externa, um tubo semifechado, e é conduzido até a membrana timpânica. O tímpano é uma membrana altamente sensível a variação de pressão, mesmo a menor variação é capaz de movê-lo, sons mais intensos movem a membrana mais rapidamente, enquanto sons mais fracos promovem menores mudanças. Essas variações são transmitidas aos ossículos, estruturas que fazem parte da orelha média, e pasmem: são os menores ossos do corpo humano!

Na orelha média ocorrem uma série de processos que protegem todo o sistema, filtrando o som com a finalidade de melhorar o sinal sonoro para o cérebro, principalmente o sinal de fala, e diminuir o ruído existente no ambiente. É um sistema reflexo. Os ossículos também potencializam a movimentação sentida pelo tímpano e a transmite para a cóclea (órgão interno da orelha interna). É aí que a mágica acontece.

Na cóclea ocorre um processo conhecido como transdução, nada mais é do que a transformação da energia mecânica (movimentação produzida pelas ondas sonoras) em energia elétrica (impulso nervoso). A partir deste momento entramos na segunda parte: Sistema auditivo central: cérebro.

No cérebro o impulso nervoso percorre um longo caminho até chegar ao córtex auditivo. Ao longo deste caminho ocorre a sensação da percepção auditiva. Cada tipo de som gera um impulso nervoso diferente e cabe ao cérebro interpretar e elaborar uma resposta, seja ela reflexas ou conscientes.

É por isso que o cérebro tem papel fundamental na audição! Ele processa as informações sonoras que foram captadas pelas orelhas de acordo com a frequência, a intensidade e a duração desse estímulo sonoro. Quem escuta é o cérebro.

Embora o nosso sistema periférico (cóclea) esteja totalmente funcional ao nascimento, o sistema auditivo central é bastante imaturo, ele se desenvolve e se organiza durante a infância, ganhando estrutura a medida em que somos expostos aos sons, e essa transformação pode ocorrer durante toda a vida de uma forma bem menos expressiva. De tal modo, a ausência ou a exposição exagerada a sons pode comprometer a organização dessas estruturas cerebrais. Em caso de perda auditiva, os aparelhos auditivos e os implantes funcionam como um importante recurso que viabiliza a (re)organização da via auditiva central permitindo o (re)encontro ao mundo dos sons.

Fga.: Marina Cavalcanti
CRFa.: 2-2178

Referências:

Tratado de Audiologia – 2. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015 – sessão 1.

Imagens:

Anatomia da Orelha (Imagem adaptada Grath, 2019). – ResearchGate

https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-Areas-neurais-da-audicao-Imagem-adaptada-de-Sinauer-2019_fig2_331936404
Como ouvimos? Compreendendo o sentido da audição

6 pensou em “Como ouvimos? Compreendendo o sentido da audição

  1. Keep up the fantastic work! Kalorifer Sobası odun, kömür, pelet gibi yakıtlarla çalışan ve ısıtma işlevi gören bir soba türüdür. Kalorifer Sobası içindeki yakıtın yanmasıyla oluşan ısıyı doğrudan çevresine yayar ve aynı zamanda suyun ısınmasını sağlar.

  2. I’ve been surfing online more than three hours as of late, but I by no means found any attention-grabbing article like yours. It is beautiful value enough for me. Personally, if all site owners and bloggers made excellent content as you did, the internet shall be a lot more helpful than ever before.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo